Enviar um currículo por e-mail hoje é cada vez mais normal, algumas empresas usam endereços de e-mails somente para receber este tipo de mensagem, porém precisamos ter alguns cuidados antes de enviar este tipo de mensagem para que não acabemos perdendo uma oportunidade por conta de algum erro no envio.

Precisamos nos preocupar em como iremos nos apresentar através de um e-mail, pois temos que ter em mente que o recrutador que está lendo o e-mail não lhe conhece pessoalmente e para que ele te chame para uma entrevista presencial você precisa tomar alguns cuidados para  evitar que o recrutador tenha uma má impressão.

Juntamos algumas dicas para ajudá-lo a enviar currículo por e-mail.

Não envie seu currículo para muitas empresas ao mesmo tempo

É bastante comum pessoas que estão fazendo este tipo de envio de mensagem, selecionar diversas empresas e enviar para diversos e-mails de uma vez só, enviando um e-mail genérico.

Isso demonstra total falta de foco, acaba passando uma impressão ao recrutador que você está atirando para todo lado e que você não está interessado trabalhar naquela empresa e sim em qualquer uma que te chamar, logo o recrutador fica com um pé atrás de chamar para uma entrevista.

Encaminhe seu e-mail personalizado, com toda certeza toma mais tempo que o normal, mas enviar um e-mail personalizado para um único e-mail demonstra interesse, foco e profissionalismo.

O recrutador quando vê um e-mail em que você teve o cuidado de enviar,  conta pontos e ele percebe que você teve o cuidado de enviar e-mail especificamente para este endereço de e-mail e esta empresa em específico.

Direcione seu assunto ao interesse ou vaga em que tenha interesse.

O assunto do e-mail é a primeira coisa que o recrutador irá ler, evite enviar e-mails sem assuntos ou com assuntos irrelevantes, use o assunto do e-mail para dizer o objetivo que almeja.

Se você visualizou uma determinada vaga em algum site de emprego que viu e estava pedindo para que lhe enviasse e-mail, direcione seu assunto focando na vaga em que você visualizou.

Tente enviar algo como: “Aos cuidados do RH (ou nome da pessoa) – Referente a vaga XYZ”

Se você teve indicação de algum funcionário que trabalha na empresa, priorize o nome da pessoa que lhe indicou.

“Aos cuidados do RH ( ou nome da pessoa): Indicação de funcionário – Referente a vaga XYZ”

Desta maneira você direciona o seu e-mail para um objetivo e fica muito mais fácil e simples do recrutador saber qual o seu objetivo

O que escrever no corpo do e-mail?

O principal ponto em que você deve focar é em profissionalismo, seja profissional. evite falar sobre sua vida pessoal, problemas em que tem enfrentado, muito provavelmente o recrutador não está preocupado com o quanto você está precisando e sim focado em quanto você é apto para preencher aquela vaga.

Não conte sua história, Não lamente a quanto tempo está fora do mercado de trabalho, deixe isto para a entrevista de emprego se assim o recrutador perguntar.

Apresente-se

No corpo do e-mail é essencial a sua apresentação, existem pessoas que enviam seus currículos por e-mail sem ao menos se apresentar, sempre diga seu nome, onde mora e seja o mais transparente possível, pedindo uma oportunidade de participar de um processo seletivo nesta empresa e fale um pouco sobre suas experiências principais de forma resumida.

Desta maneira, o recrutador acaba se interessando em ler seu documento enviado e querendo saber um pouco mais sobre você.

Evite enviar o seu CV no formato word (.doc)

O formato word é um formato utilizado para edição, normalmente é um formato utilizado para quando você quer fazer alguma alteração no seu documento, nós da CV Ideal quando confeccionamos um currículo para nossos clientes enviamos o documento em formato DOC e em PDF , o formato PDF deve ser o principal no envio do documento via e-mail.

Muitas empresas rejeitam este tipo de formato devido politicas internas e acabam sequer aceitando a leitura do seu documento.

Evite enviar o seu CV no corpo do e-mail.

Imagine que você é o recrutador, irá ler diversos e-mails , normalmente o que um recrutador faz é fazer o download de diversos currículos em anexo para realizar leitura e chamar o pessoal posteriormente à leitura do e-mail , por este motivo, não faz sentido enviar um currículo no corpo do e-mail, priorize sempre enviar seu CV em PDF como anexo no e-mail, pois assim que o recrutador ler suas informações, irá fazer o download do arquivo e realizará leitura.

Compartilhe: